Buscar
  • Adesão Seguradora

MAIOR PERÍODO CHUVOSO PODE TER SIDO CAUSADOR DO SURTO DE MENINGITE.

Atualizado: 25 de Nov de 2019

Fortaleza foi a cidade com maior número de mortes por meningite, segundo aponta o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Dos 22 óbitos registrados até o dia 30 de junho, 12 ocorreram na Capital cearense. O índice corresponde a 55,4% do total anotado em todo o território cearense.

Em nível estadual, os registros chamam ainda mais a atenção. Isso porque no mesmo período do ano passado, o Ceará registrou 12 óbitos, dez a menos que o acumulado em 2019. Comparando os dois intervalos, o salto foi de 83%.

Neste ano a época de chuvas foi muito mais intensa que a do ano passado e isso pode ter contribuído para o aumento do casos e das mortes. A meningite é uma doença de transmissão aérea, quando chove as pessoas tendem a ficar em casa e bactéria se espalha mais fácil quando tem muitas pessoas respirando o mesmo ar em um ambiente fechado, como uma residência.

A vacinação foi e ainda é a principal forma de se proteger da enfermidade. Ao mesmo tempo, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são outros importantes cuidados para evitar o contágio. É de suma importância evitar locais com aglomerações de pessoas que estejam com esses sintomas respiratórios, sempre que possível lavar as mãos e higienizá-las com álcool em gel.


1 visualização

© 2019 por Adesão Seguros e Benefícios. Criado orgulhosamente com SLANT